A ARTE DE NEGOCIAR

Hoje enquanto atendia um cliente fui a ouvir atentamente a sua história até que chegou um momento em que ele afirmou categoricamente que não levava jeito para negociar e que estava a pensar seriamente em abandonar a carreira de vendedor por conta disso.
Olhei para ele e fui a fazer algumas questões até altura que percebi que o mesmo fazia isso todos os dias, daí ganhei asas para afirmar que eu tinha a certeza que ele já exercia, mas não sabia que já era um maestro.
Ele devolveu um olhar com um significado meio está a gozar comigo? Em seguida pediu — me para explicar como eu sabia que ele já fazia.
Foi então que comecei a partilhar as várias negociações já feitas por ele.
O senhor faz negociação o tempo todo em casa com a sua mulher sobre as compras do mês, viagens dos filhos, a melhor escola para colocar os seus amados, se compensa dar ou não uma festa de aniversário, a compra de um novo apartamento, na empresa vai a negociar algumas condições de trabalho, salário e horários, com os filhos acabam por negociar variadíssimas coisas desde arrumação da bagunça no quarto a apresentação de uma recompensa talvez seja uma viagem ou um passeio na ilha de Luanda. Desta forma consegui fazer o meu cliente analisar se de facto era necessário abandonar a sua carreira e logo percebeu que só precisava aperfeiçoar algumas competências.
A verdade é que estamos todos a todo tempo a negociar alguma coisa.
Como este caso em particular coloquei - me a reflectir e percebi que muitas pessoas têm desistido dos seus sonhos ou profissões por conta de opiniões externas.
Que tipos de valores tem negociado?
É importante ressaltar que não se negociam apenas propriedades, objectos mas também ideias, e nos dias actuais também tenho constatado que alguns princípios e valores vão sendo negociado com muita facilidade.
Quais são os sonhos ou projectos que estão a ser deixados de lado por conta de algumas negociações que não são win-win?
Todos somos negociadores, queiramos ou não mas neste jogo chamado vida é importante analisar se certas negociações valem de facto essa abertura e se não nos afastam da nossa essência.
* Qual é a sua essência?
* Quais são os seus valores primários e secundários?
* Quais desses valores podem ser negociados?
* Quais desses valores não podem ser negociados?
* Por que devemos aprender a negociar bem?
* Ama o que faz?
* O que faz o seu coração vibrar?
Deixo essas perguntas como reflexão e para finalizar gostaria de dizer que a força que procuramos no exterior reside dentro de nós.
Aprenda a ouvir a sua voz interior.

Quer investir no processo do autoconhecimento, ser autor da sua própria história de sucesso e superação?

Agende a sua sessão online de Life Coaching:
Phone : +244 923865422
E-mail : elizandracoach7@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

WORKSHOP MUDAR PARA MELHOR BY COACHING ANGOLA

Kids Coaching By Coaching Angola